Religioso – União de Freguesias Constantim e Cicouro
Skip to content

Religioso

Igreja Paroquial de Constantim / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

Igreja de Nossa Senhora da Assunção.

Construção medieval e remodelada posteriormente, resultando na planimetria de duas naves, separadas por dois arcos e capela mor. Possui fachada principal em cantaria aparente, de perfil escalonado, terminando em dupla sineira e rasgada por portal em arco de volta perfeito, de aduelas largas e biselado, sobre impostas. Fachada lateral direita com porta travessa, também em arco.

O interior iluminado por três janelas retangulares, duas na nave e outra na capela-mor, apresentando-se como um espaço composto resultante da justaposição de um corpo lateral que forma uma segunda nave ligada por um amplo arco diafragma. Aos pés da nave desenvolve-se um coro-alto de madeira, com acesso por escada de madeira sobre degraus de granito, adossada à parede S. da nave. A partir do coro-alto, desenvolve-se a escada de madeira de acesso ao campanário. Aos pés da segunda nave, um espaço fechado com acesso por porta de verga reta, abriga a pia batismal de granito. Do lado oposto, um retábulo de talha dourada com um grande painel das almas do Purgatório, inserido num arco de volta perfeita assente em pilastras, exibindo a data de 1751 em cartela saliente do fecho. Ao lado, uma porta de verga reta conduz à Sacristia. Sob o arco de ligação das naves, um púlpito de granito de planta quadrada e parapeitos decorados com suásticas e motivos florais. A capela-mor, ligada à nave principal por amplo arco triunfal, levemente abatido, assente em impostas salientes, descarregando em dois contrafortes abre-se, do lado do Evangelho, para a nave lateral por amplo arco abatido, assente sobre impostas molduradas. Três degraus moldurados conduzem ao supedâneo, tendo um retábulo de talha dourada com nicho e quatro painéis laterais entre colunas e entablamento, com mísula central suportando imagens escultóricas.

Capela da Senhora das Dores

Capela da Senhora das Dores
Capela da Senhora das Dores.

Arquitetura religiosa, barroca. Capela barroca de planta quadrada e abóbada de berço.

Capela de planta quadrada de massa simples com cobertura de telhado de 2 águas. Fachada com arco central de volta perfeita interrompendo a cornija. Sobre o arco, no coroamento da abóbada, campanário de ventana simples de volta perfeita, com sino, coroado por cruz latina de secção quadrada. Nos ângulos da capela, pilastras de base moldurada, coroadas por gárgulas e pináculos de remate em esfera, idênticos ao que encima o remate posterior da empena. A toda a volta, cornija de papo de rola encimada, nas fachadas laterais, por frontões com empena definida por telha. Inscrita nas aduelas do arco, a toda a sua extensão, a legenda pintada de preto: “ESTA OBRA MANDOU FAZER ANTONIO PRETV I SVA MER. CAZILDA ESTEVES / I A FES LOVRENÇO GVERA 1752 DA POVOA E A VLTIMA OBRA“. No interior, coberto por abóbada de berço, mesa do altar sobre degrau, suportando, contra a parede de fundo, uma cruz latina. Sobre mísulas laterais, duas imagens escultóricas de maiores dimensões. Cornijas de moldura em arco de círculo marcando o arranque da abóbada. Cornijas e mísulas pintadas de ocre sobressaindo contra o fundo branco que reveste paredes e abóbada.

Capela da Santissima Trindade

Capela da Santissima Trindade.

Arquitetura religiosa, maneirista. Capela maneirista de planta longitudinal com abóbada de berço em caixotões e frontispício terminado em frontão. Capela de planta retangular, massa simples e cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal de silhares de cantaria em aparelho isódomo, enquadrada por duas altas pilastras de base moldurada, sendo coroada por arquitrave e frontão triangular. Recuado sobre o remate da empena, campanário de ventana de volta perfeita, com sino, encimado por cornija continuada e cruz latina de secção circular. No centro da fachada, a porta principal com arco de volta perfeita, inserida em pórtico com entablamento e frontão triangular, tendo uma cruz de Malta inscrita no tímpano. Entre o frontão e o entablamento da fachada abre-se uma janela retangular, alta, com moldura simples e grade de ferro. No interior, nave e capela-mor de piso escalonado, diferenciando-se também pelo amplo arco triunfal, de volta perfeita, assente em pilastras laterais molduradas. Entablamento de cornija saliente apoiada em mísulas, suportando abóbada de berço, de ladrilho e cal, com nervura em cantaria de secção quadrada, definindo caixotões retangulares brancos. A nave possui, do lado do Evangelho, uma porta de lintel reto, sendo a capela-mor iluminada por duas frestas retangulares inseridas no centro das paredes laterais. Altar assente em supedâneo de 3 degraus moldurados, a toda a largura da capela-mor. Sobre o altar, retábulo de talha dourada com 4 colunas revestidas por parras e cachos de uvas, figurando ao centro a Santíssima Trindade.

Capela da Senhora da Luz

Capela Sra da Luz

A capela é uma ermida antiga, ainda com contraforte, já a configuração da fachada é bastante mais recente, devendo remontar ao sec. XVIII ou mesmo XIX. Ocupa uma posição privilegiada, no monte arredondado da N. senhora da luz, com cerca de 900 metros de altitude.

Capela de Santo Cristo

Capela Santo Cristo

Sem informações

Capela de Santo Amaro

Capela de Sto Amaro

A Capela de Santo Amaro em Cicouro, de conceção contemporânea, é um projeto de embasamento em um templo de 1633, do premiado e consagrado arquiteto Michelle Cannatà, está implantado nas antigas eiras com o mesmo nome, à saída da localidade em direção a São Martinho de Angueira.

Construída em 1992 a mando e expensas do sr. Altino Torrão, como resultado de graça concedida pelo Santo, foi capa da revista de arquitetura e é considerada a capela de traça moderna mais original de todo Trás os Montes.